Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO: MEMÓRIAS PARNAIBANAS DE HUMBERTO DE CAMPOS

 


É com imensa felicidade que lançamos hoje a obra "Memórias parnaibanas de Humberto de Campos", organizada pelo historiador Alexandre Santos, e financiada a partir dos subsídios disponibilizados pela Lei Aldir Blanc.

O livro reúne as "memórias parnaibanas" do proeminente poeta, jornalista e escritor maranhense Humberto de Campos (1888-1934), que viveu na cidade de Parnaíba-PI durante sua infância e parte da juventude, entre os anos de 1895, quando migra de Miritiba-MA, até o ano de 1902, quando sai de Parnaíba rumo a São Luís-MA, para não mais voltar. Contém, assim, crônicas contidas nos livros "Memórias", "Memórias Inacabadas" e "Reminiscências - Memórias", escritas originalmente na década de 1930 pelo sobredito autor. 

Sendo uma criança negra, órfã de pai e pobre, sua narrativa exprime uma outra perspectiva sobre a vida e o cotidiano em Parnaíba, a partir das experiências subalternizadas nos bairros periféricos, nas casas comerciais do Porto Salgado, ilhas do Delta do Parnaíba e outros territórios que compunham o tecido espacial da existência e resistência dos "debaixo" - estivadores, canoeiros, alfaiates, pescadores, caixeiros, donas-de-casa e desempregados.

"Memórias parnaibanas de Humberto de Campos", conta com 296 páginas, 58 crônicas e o prefácio do organizador, tem o valor de R$30,00 e pode ser encomendada em nossa loja online. É encadernada em papel offset 75g e capa em papel reciclado 220g.



"Este livro cumpre dois propósitos. O primeiro, correspondendo aos anseios de um historiador social, busca por ampliar as fontes disponíveis para que pesquisadores e pesquisadoras possam confrontar a narrativa da modernidade capitalista na cidade de Parnaíba, especialmente no fim do século XIX e início do século XX (...).

O segundo, de ordem pessoal, tenta ser um agradecimento simbólico à Humberto de Campos, vindo de um natural e residente da cidade, que busca cotidianamente não ser devorado por ela".

Alexandre Santos.



Dados da obra:

Nome: Memórias parnaibanas de Humberto de Campos.

Autor: Humberto de Campos

Organizador: Alexandre W dos Santos Silva

Ano: 2021

Páginas: 296

ISBN: 978-65-991412-8-7