Pular para o conteúdo principal

LANÇAMENTO: PARNAHYBA DOS POBRES - COTIDIANO E SOBREVIVÊNCIA NO LITORAL DO PIAUÍ

Lançamos hoje o livro "Parnahyba dos pobres: cotidiano e sobrevivência no litoral do Piauí (1890-1920)", escrito pelo historiador Alexandre Santos, e financiada a partir dos subsídios disponibilizados pela Lei Aldir Blanc. O livro é uma versão de sua dissertação de mestrado, realizada em 2018 no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC).  
"Parnahyba dos pobres" discute o cotidiano da cidade no entresséculos (XIX e XX) a partir da perspectiva da gente simples, considerando sua relação conflituosa, criativa e de resistência com os espaços de habitação, a saúde e a doença, expectativas e realidades da instrução, o lazer, o trabalho, dentre outros. Para tanto, o autor percorre uma vasta quantidade de fontes, como documentos da municipalidade, jornais, revistas e imagens, na tentativa de perceber a ação dos pobres em Parnaíba. 
A obra, que conta com 274 páginas, tem o valor de R$30,00 e pode ser encomendada em nossa loja online. É encadernada em papel offset 75g e capa em papel reciclado 220g.


O homem pobre em Parnaíba é, então, um estranho entre as estruturas que ele mesmo ergueu como mão de obra; um construtor daquilo que era projetado para a destruição de seu modo de vida.

(Alexandre Santos)



Dados da obra:
Nome: Parnahyba dos pobres: cotidiano e sobrevivência no litoral do Piauí (1890-1920).
Autor: Alexandre W dos Santos Silva
Ano: 2021
Páginas: 274
ISBN: 978-65-991412-7-0